23 março 2014

Resenha: O Beijo das Sombras






Autora: Richelle Mead

Academia de Vampiros - Vol. 1
Editora: Agir
Assunto: Vampiros, Sobrenatural, Ação, Ficção Americana
Páginas: 320 (edição econômica)
Sinopse: Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. 
Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. 
Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar? 








Beijada pelas sombras?



       Olá! Sei que sumi uns dois dias, mas não se assustem! Eu fiquei gripada num dia e tive que resolver algumas coisas. Mas cá estou eu para colocar os posts em dia. Hoje vou falar de um livro que me foi emprestado pela minha beta-reader Gisele. Obrigada, Gi! Ela é louca pela série e se entusiasmou quando eu quis ler. Confesso que eu estava com um pouco de medo de não curtir, porque estou num clima de dar um tempo de romances e livros muito jovens. Por quê? Ah, não sei... talvez seja porque eu li demais deles, ou seja só uma ressaca de As Brumas de Avalon. Sem mais delongas, contarei a vocês o que eu realmente achei e do que a história fala. Em O Beijo das Sombras, livro um da série Academia de Vampiros, nós temos bem do que o nome da série diz. É uma trama que envolve vampiros jovens numa espécie de colégio para eles, em que várias coisas irão acontecer, além daquele clássico romance que teria que ter para ser o livro que é. Até aí parece muito do que a gente já viu, não é? Mas de certa forma é mesmo... O livro não é lançamento, então perdoamos a autora. Além do que já é esperado pelo nome, sinopse e capa, o toque especial, para mim, ficou por conta da narrativa da Richelle Mead. A autora sempre deixa algo oculto, esperando para ser desvendado, inclusive coisas que as personagens (Rose e Lissa) já sabem, precisam ser descobertas posteriormente pelo leitor. Não é algo que tenha me deixado enlouquecida para ler e descobrir do que tanto elas falam, mas é algo que torna a leitura mais interessante, que dá certo diferencial. Além disso, temos personagens que se equilibram de certa forma, e que agem de acordo com sua idade: fazem descobertas sobre si mesmas, amadurecem. Elas são seres sobrenaturais, mas suas personalidades são humanas, então precisam agir de acordo.


    Tudo isso também é inserido num mundo de vampiros diferentes, onde há tipos diferentes desses seres. Nós temos os Strigoi, os Moroi e os Dampiros. Os exaltados desse mundo, os "bons", são os Moroi, que seriam os vampiros que se alimentam de sangue através de doadores, mas que não sugam toda a vida de seu fornecedor. Entre eles há sistemas de famílias reais, importantes. Se um Moroi, ao se alimentar, matar seu fornecedor, ele se torna um Strigoi, que são os vampiros mortos. É, é isso mesmo, os Strigoi é que são mortos e não aguentam a luz do sol de jeito nenhum. Eles são vampiros do mal, e que podem até se alimentar dos Moroi, para se fortalecer. E é por isso que os Moroi têm sido reduzidos. Já os Dampiros são os filhos de um Moroi com um ser humano, e até podem circular à luz do dia. Desde que os números dos Moroi passou a ser reduzido, os Dampiros passaram a atuar como guardiões deles, e com o tempo, tudo se estabeleceu desta forma. Então, na Academia de Vampiros, os Moroi e os Dampiros aprendem o comum, e passam por treinamentos especiais. Os Moroi aprendem a controlar suas habilidades sobre os elementos, e os Dampiros aprendem técnicas para se tornarem guardiões. E é neste contexto que nós temos Lissa Dragomir e Rose Hathaway, que são amigas, e mesmo que Rose não tenha se formado, já atua como uma espécie de guardiã da Lissa. E é claro, se é assim, isso que dizer que Lissa é Moroi e Rose Dampira. E tudo começa com elas fora da Academia, fugindo de algo, que nós não sabemos bem o que é. Mas o que fica perceptível é que elas não deveriam voltar para lá. E é aí que começa aquilo dos segredos que a autora guarda. A narrativa é em primeira pessoa pela Rose, mas ela não revela o que aconteceu. Só nós dá pequenas dicas aos poucos.

    Elas acabam voltando à Academia, após serem encontradas. Claro que elas recebem discursos longos sobre responsabilidade e de como são culpadas, e blá, blá, blá... Desde aí, o cenário principal passa a ser tal lugar. Conhecemos outros personagens, como Dimitri, um guardião que fica encarregado de cuidar de Lissa e treinar Rose. E é claro, que daí acontece um certo clima de romance. Ele é mais velho que Rose, mas a atração entre eles é inegável. Ele se mantém profissional, silencioso, só que em dados momentos, você sente que ele observou demais ela, que ele sentiu ciúme e mais outras coisas. Só que não espere ele ir atrás dela nesse sentido, porque ele não vai neste primeiro livro da série. Dimitri é treinado para ser guardião, e é claro que ele é muito bom. As cenas de treinamento de Rose com ele são bem legais, dão uma dinâmica a mais para a história, não deixa as coisas ficarem muito paradas no início. Ele é mais maduro, responsável e claro, reservado. Além disso, sua origem é russa, então ele ainda tem certo sotaque que deixa Rose ainda mais feliz. Rose... De início, fiquei com medo de não gostar muito dela. Ela é um pouco infantil a princípio, impulsiva, age sem pensar nas consequências, nem se o que faz vai prejudicar de tal ou qual forma outras pessoas. Vi algumas atitudes que foram bem chatas. Só que ela amadurece. oba! Claro,adoro quando isso acontece. Traz aquilo de que todo mundo pode melhorar. Ela está numa idade de constantes mudanças, e eu fiquei muito feliz de ver ela amadurecer, aprender com os acontecimentos. Além disso, ela ainda é engraçada, bem humorada, sociável, ousada... Então é claro que ela e Dimitri fariam um casal interessante, mas o romance não é tão desenvolvido neste volume. Ouvi dizer que depois ele é mais abordado e que Rose amadurece ainda mais em muitos sentidos.

   Algo que eu reparei no livro e de que gostei muito foi a abordagem da futilidade adolescente nesses meios. Lissa e Rose criticam isso a princípio, mostram que são diferentes. E até sofrem com fofocas e coisas do tipo a princípio. Você consegue perceber a maldade embutida nesses princípios vazios, fúteis, de pessoas fracas, e fica muito feliz de que as personagens principais não sejam assim. Só que... Rose age mal algumas vezes, e acaba quase se igualando a algumas pessoas assim. Só que como eu disse, ela amadurece depois, aprende com os erros. Na sociedade desses vampiros há famílias reais e ordens de poder, que faz com que haja toda uma hierarquia de grupos, quase como uma regra de como algumas pessoas deveriam se comportar, o que é uma grande bobagem. Lissa vem de uma família importante, e é a única herdeira, o que faria com que ela agisse de determinada forma. Só que ao contrário de Rose, ela é mais tranquila, pensa antes de agir, tem um coração bom. Só que ela não consegue se comportar como se nada de ruim estivesse acontecendo com ela quando essas coisas acontecem. Ao voltarem para a Academia de Vampiros, bichos mortos aparecem perto dela, coisas estranhas acontecem, e tudo é relacionado ao segredo que não se sabe que elas têm, o motivo para terem fugido dali. Confesso que me surpreendi com o motivo, achei que fosse uma coisa específica, mas era outra. Os mistérios se acumulam, e acabamos descobrindo mais e mais, até o mistério final, e o último, que deixa ponta para o próximo volume.

   Portanto, minha conclusão final é de que por trazer aspectos bons e verossímeis e muito mistério, O Beijo das Sombras é um livro bom. Só tirei uma estrela, porque para mim faltou alguma coisa, um algo mais. Um dos mistérios finais eu consegui adivinhar, só que não tão cedo, apesar de ter um outro que eu soube de cara, assim que elas citaram a ponta daquilo. Mas acredito que eu tenha acertado por um conhecimento anterior. Se você gosta de mistérios leves e envolventes, que tenham um ar descontraído, este é o livro certo! Você pode brincar de detetive tanto quanto eu! haha... Nós temos bom humor, sacadas interessantes da Rose - que nos deixa até surpresos com algumas coisas que ela fala -, ação, bastante ação na parte em que algumas peças começam a se encaixar, pontinhas de romance, e claro, um mundo diferente de vampiros. Se você gosta de tudo isso, é o livro certo para você! Não podemos esquecer da reflexão entre o certo e o errado em algumas atitudes, principalmente no que se refere a revidar ou não certas coisas. E sobre questões familiares, como a perda e a confiança. Ah... e também tem a questão fundamental: o que é ser beijada pelas sombras? E quem foi? Responda a muitas questões, se divirta e relaxe para acompanhar o primeiro volume de Academia de Vampiros!












E o filme? O filme deste livro seria lançado no Brasil dia 14 deste mês, só que foi cancelado. Ainda não assisti! Mas se eu conseguir, uma hora ou outra, conto tudo o que achei para vocês! Babem e chorem com o trailer, assim como eu. E boas leituras!















   

16 comentários:

  1. Sinceramente, não gosto muito desse estilo de história, menos ainda de vampiros.
    Até vejo alguns pontos interessantes nesta trama, como os seres diferentes e a crítica a futilidade, mas ainda assim não fiquei com vontade de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler essa série, mas estou esperando lançarem o box, se lançarem ainda não sei se vão...

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivian!
    Tenho essa coleção aqui em casa ha seculossssssssssssss e nem me empolguei para ler, comprei no calor da moda vampiresca e depois me esqueci deles... Só lembrei quando vi Laços de Sangue, aí o interesse retornou!
    Vou ler e depois te conto o que achei!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vivian.
    Espero que você esteja melhor.
    Adoro a série Academia de Vampiros. O primeiro volume é o mais fraco da série, a série vai evoluindo com os outros livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi linda..
    Espero que esteja melhor da gripe, eu também fiquei muito mal este fim de semana, para falar verdade ainda estou..rs
    Sobre o livro, eu confesso que essas histórias com vampiros, não me chamam muita atenção. Apesar de eu ter adorado Crepúsculo.
    Mas eu leria um dia para tirar outra conclusão quem sabe né..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para ler esse livro! Já baixei o primeiro pela Amazon, uma época que estava de graça... E uma das minhas próximas leituras será "Laços de Sangue", de Bloodlines, um spin-off de AV!
    Fiquei bem triste que a adaptação não saiu em nossos cinemas :/
    Gosto muito de livros com vampiros, e esses livros com suspense - que nos deixam imaginando o que vai acontecer!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  7. Sou a única pessoa na face da terra que nunca leu nenhum livro dessa série? hahahaha juro que as vezes me sinto assim.
    Enfim, até curto histórias de vampiros, mas ultimamente não estou animada pra ler nada do gênero. Cansei um pouco de vampiros.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente apesar de baixar os livros da série, ainda não tive tempo de ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nenhum livro da série porque, simplesmente, não me atraiu. Esse lance de vampiros e tal. Acho que fui a única a não ler nem assistir a Saga Crepúsculo. '-'
    Posso considerar assistir o filme no cine, mas ler... ta meio difícil ! kk

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nenhum livro da série porque, simplesmente, não me atraiu. Esse lance de vampiros e tal. Acho que fui a única a não ler nem assistir a Saga Crepúsculo. '-'
    Posso considerar assistir o filme no cine, mas ler... ta meio difícil ! kk

    ResponderExcluir
  11. Eu até que gosto de romance sobrenatural com uma pegada mais teen, mas confesso que só em ler o nome "vampiros", a coisa desanda. Estou muito saturado desse seres. Já a parte legal é que ele trabalha esses temas mais adolescentes, como a futilidade, por exemplo. Enfim, se algum di for ler, será em um futuro bem distante.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Então, amei sua resenha, comprei a coleção toda esse mês ainda não li nenhum. (Espero ler logo), fiquei triste pelo filme não vim, espero baixar logo. (HAHA)
    Beeijos.
    Modaeeu.blogspot.com
    (Espero que tenhas melhorado bem)

    ResponderExcluir
  13. To loouca pra ler, mas vou ter que me contentar em ler em pdf mesmo HAHA. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu estou louca para ver o filme, eu já li praticamente todos os livros só falta o ultimo, não vejo a hora de saber o final, fico feliz que tenha gostado, sou super fã da série, amei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Vivian,
    esse mês de março eu comecei a ler essa série. E O Beijo da Sombras foi o meu primeiro e eu dei a mesma nota que você. Gostei da série e vou continuar acompanhando. Quero saber mais do romance de Dimitri e Rose e como essa guerra entre os Moroi e Strigoi vai acabar.
    Beijinhos!

    Moroi

    ResponderExcluir
  16. Baixei esse livro quando a editora tava dando o e-book for free xD
    Ainda não li, mas como ouço muita gente comentando, lerei.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.