24 julho 2015

Resenha: Elena, a filha da princesa



- Livro cedido em parceria com a editora -


Autora: Marina Carvalho

Editora: Galera Record
Páginas: 322
Assunto/ Categoria: Ficção, Romance, New Adult, Literatura Nacional.
Sinopse: Este não é um conto de fadas comum. Sim, existe uma princesa. Não uma donzela, mas uma jovem moderna, preocupada com os problemas de seu tempo. Há também um príncipe. Só não espere que ele seja um perfeito cavalheiro. Afinal, uma pitada de bad boy nunca fez mal a nenhum herói.
Elena, filha da princesa Ana — a brasileira que se tornou herdeira do trono da Krósvia —, já não é mais a menininha apaixonada pelo primo Luka, com quem deu o primeiro beijo aos 13 anos. Cresceu, namorou, viajou o mundo. Mas uma notícia surpreendente a faz voltar para casa... justamente quando obrigações familiares também exigem a presença de Luka. O reencontro é explosivo. Luka não estava preparado para adulta que a prima tímida se tornou. Uma mulher que sabe muito bem o quer. E quem quer.




Minha nova paixão nacional


A pergunta que se passa pela minha cabeça quando penso nesse livro é "por que não tinha lido nada da Marina Carvalho antes?". Tenho o primeiro livro dela desde a Bienal no Rio passada (e sim! peguei um autógrafo! ♥♥♥) e nesse mesmo dia descobri que a autora é também super simpática. Só que aconteceu de eu não ler Simplesmente Ana. E aí veio a oportunidade de ler sobre a filha de Ana, princesa Elena. Li mesmo sem conhecer a história da mãe, sem culpa nem medo dos spoilers. E valeu muito a pena! Terminei encantada com a escrita de Marina e louca para ler os outros livros que contam a história de seus pais super carinhosos.



Família e relações com os outros livros que aparecem bem neste (principalmente os conflitos) a parte, Elena, a filha da princesa conta a história de Elena e Luka. Elena é princesa da Krósvia, mas segue uma personalidade humanitária, se preocupa com o próximo e percebemos isso logo de cara, porque a princesa se encontra numa viagem da universidade para ensinar inglês às crianças da Nigéria e apresentá-las ao mundo da leitura através do projeto "Universitários sem fronteiras". É muito legal ver o carinho que ela tem com as crianças e a vontade de ajudar. Essa característica é uma das que acabará, de certa forma, ajudando no romance. Ou seja, além de linda (claro!), Elena é uma garota de ouro, que se preocupa com os que estão à sua volta, mas seu gênio vêm à tona quando precisa lidar com Luka em sua vida, o primo que é a ovelha negra da família. Perto dele ela fica nervosa, mas com o desenrolar das coisas, mostra ter atitude para ir atrás do que quer.


Luka é seu oposto a princípio, o cara que errou de todas as formas, que não fala direito com a mãe cadeirante e é odiado pela família. Como se não bastasse, foi quem deu o primeiro beijo em Ana quando ela era adolescente só como afronta aos familiares. E acabou sendo o seu primeiro amor platônico; o rebelde, confuso, roqueiro e tatuado Luka. Eles se encontram quando precisam se reunir em família: Elena porque a mãe está grávida, e Luka para o casamento da irmã. Quando a vê, ele se surpreende e passa a notá-la. O romance é proibido a princípio por se passar entre opostos tão marcantes, a família não aceitaria. E Elena sabe que se manter distante dele é fundamental para evitar confusões. Mas... obviamente não adianta. Começam a se relacionar e a sentir o peso da atração. E o que notamos é que Luka, na verdade, como todo bom mocinho que parece bad boy, só tem a pose de mal, o passado sombrio, os traumas e outras qualidades características do tipo. Sim, estou falando de cenas quentes! O livro chega a algumas cenas mais picantes, mas sem entrar no explícito. Marina Carvalho tanto nesses momentos quanto em outros, tem a habilidade de narrar sem dizer, deixando que nós, leitores, percebamos o que ela quer transmitir. E isso é feito de um jeito tão legal... que pra mim foi impossível não virar fã da autora. Por isso e por sua escrita no geral.



Elena, a filha da princesa traz questões relacionadas ao mundo que existe ao nosso redor, e mesmo mostrando a vida "na realeza" nos faz pensar no que há fora dela através de Ana e de cenas que tocam um pouco na questão política. É um conto de fadas moderno onde são retratados a imperfeição humana, os sentimentos e traumas que conduzem ao erro, o caráter nocivo e a tão atual e conhecida redenção. O que torna Luka obscuro é um segredo de temática diferenciada e legal. Gostei de ver a questão abordada no livro. E adicionei mais um protagonista masculino de romance a lista dos favoritos! Luka é amor! hehe... Também gosto como a autora consegue falar de outro país, outro contexto, alertando para aspectos reais do Brasil. Ainda há identidade nacional na história de um jeito muito gostoso. Ou seja, dá gosto de ler pelo conjunto impecável. Super recomendo! Li este antes sem problemas, mas ainda indicaria ler na ordem tradicional se você tiver a oportunidade.

5 Estrelas


3 comentários:

  1. Oi Vivian, eu gosto muito da forma como a Marina conta suas histórias. São leves, divertidas, envolventes. Este eu ainda não li, mas ele está mais do que anotado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora. Mas sua resenha me fez querer adquirir o livro. Uma história com uma princesa atual,sempre agrada.
    E essa capa então?! Linda,linda!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivian
    Não conhecia a autora e nem o livro, é bom ter a oportunidade de estar conhecendo historias como essa.
    Além de ser um romance ( o que já me faz ficar interessada hahah...amo romance) , também mostra uma personagem que gosta de crianças, sua personalidade...gostei da Elena.
    Luka parece ser aquele personagem que por mais que tenha errado, é impossível não gostar e torcer.
    Ótima historia.
    Beijos

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.