16 julho 2015

Resenha: Uma proposta sedutora




Livro cedido em parceria com a editora


Autora: Jennifer Lyon
Editora: Charme
Assunto/ Categoria: Romance, Romance erótico, Luta, Superação
Páginas: 200
Sinopse: Rico, sexy e volátil, Sloane Michaels tem um plano sombrio que mantém seu coração no gelo. A riqueza extrema lhe dá o controle que ele anseia ter, e suas habilidades como ex-lutador de UFC, as ferramentas de que vai precisar para conseguir a vingança definitiva. Porém, quando a mulher que imaginou nunca mais rever cruza seu caminho, Sloane se vê preso entre a vingança que precisa e a conquista sexual que deseja. Há seis anos Kat Thayne vive em modo de sobrevivência, escondendo-se atrás das doces criações de sua confeitaria. Entretanto, quando o roubo de um carro ao acaso a coloca frente a frente com seus medos mais obscuros e suas fantasias mais ardentes, Kat é forçada a deixar o esconderijo ao receber uma proposta perigosamente sedutora. Uma que ela sabe não ser forte o bastante para recusar.




"Por que está tão curto?"



Uma proposta sedutora é aquele tipo de livro que a gente sabe o que vai acontecer desde que pega na capa, mas que ainda tem uma esperança de que o modo de narrar nos convença de alguma forma. Ok, o livro trouxe algumas coisas boas que eu não esperava que tivessem tanto espaço, mas elas não são tão bem desenvolvidas. A história acaba na página 193 e por quê? Tinha espaço para muito mais coisa sem o livro acabar ali. O resultado foi uma história breve em que os protagonistas são mais ou menos desenvolvidos, os personagens secundários nem pensam em ser e tudo passa tão rápido que a mensagem principal não convence tanto. Me soou mais como o tipo de história para aquele dia de cansaço em que a gente quer entrar na ficção mas não quer pensar, só sentir, aí vai ler só com o coração. E foi exatamente o que fiz muitas vezes nos engarrafamentos voltando para casa. 

Kat é a típica filha de pais ricos que só se preocupam com trabalho, tanto que queriam que a filha fizesse parte dele e que chegam a demonstrar claramente que não a amam tanto quanto o que construíram na carreira. Kat se formou em química, mas não trabalha com os pais, depois de um grave acidente, decidiu largar tudo e viver de acordo com o que sempre quis: fazer doces. E ela tem sua própria confeitaria. Numa festa, ao entregar o bolo, acontece aquele momento do primeiro encontro impactante, que a gente chega a ler em câmera lenta. Sloane, o cara da história, entra em cena "Ela absorveu sua magnitude: cabelos pretos como carvão com uma onda de bad boy, íris de um castanho tórrido, iluminadas por traços de cor âmbar. Os ângulos de seu rosto eram brutalmente quadrados. Mesmo o queixo era quadrado, como escarpas esculpidas pela experiência."

Eles conversam, ela foge dele porque tem traumas demais na vida e acha que um homem como ele não poderia querer algo com ela ou ser para ela. Sai pelos fundos com o amigo gay para ir embora e... É assaltada. Ela e o amigo ficam feridos, ela apanha e o amigo leva um tiro.  Quem aparece para salvá-la? Pois é... Depois Sloane, o ex-lutador de MMA riiiico, sempre aparece por perto para ajudá-la no hospital. Quando não há mais desculpas, ele descobre o endereço de sua confeitaria e vai atrás dela com um convite inusitado: sexo quase que por contrato, em troca de aulas de defesa pessoal. Aquela tensão sexual é elevada ao máximo, mesmo que nesse tal "acidente" ela tenha tido traumas relacionados a isso... Não, Sloane é o homem que faz ela superar tudo. 

E a história fica nesse desenvolvimento do relacionamento entre eles e nos flashes de memória dela sobre o acidente que foi com o ex-marido, de forma tão suspeita, que a gente já sabe o que provavelmente aconteceu nesse momento do qual ela não lembra. A coisa boa de que falei é a questão de alguém que sofreu violência, tem crises de pânico, traumas físicos e precisa superar isso. Essa é Kat. Seria ótimo se ela fizesse tudo isso sem precisar da figura de Sloane perto, da figura masculina, e fosse a personagem forte. Mas só no final vi uma brecha de grito de independência da personagem. Espero muito ansiosamente que ela realmente consiga se virar sem ele, se superar. Ou só eu já estou cansada de histórias de príncipes e princesas para adultos? O enredo em geral não se desenvolve muito além disso. Como eu disse, poderia se estender mais sem medo de ser feliz e não nos deixar com a sensação de "faltam coisas, poderiam ter coisas..." Além disso, a chamada da capa "A vingança pode ser doca" não é cumprida. Aliás, eu não entendi a capa. Ele tem cabelos e olhos negros, ela tem cabelos mais escuros com mechas lilás. Por que na capa há duas pessoas loiras com cara de boazinhas e a frase "A vingança pode ser doce"? A imagem que se tem da história por esse contexto visual é totalmente diferente do que ela é. E isso só contribui pra decepcionar mais.

Apesar disso tudo, terminei ainda curiosa com a continuação. Li realmente sem ficar cri-cri. Acredito que ler seja um prazer tão grande, que mesmo em contato com coisas que eu vejo que poderiam ser melhores, meu coração se expande. Minha dica e pedido para a autora é um pouco mais de profundidade, para sair do "lugar comum", que vemos todos os dias se repetindo incansavelmente por aí. Infelizmente, "Uma proposta sedutora" não me convenceu. Recomendo se você está começando a ler livros hot, se identificou com algo da história, não tem vergonha de sexo explícito, gosta de luta e quer esquecer da vida, da realidade mesmo! Se você já leu vários livros do gênero ou pretende ler se questionando sobre detalhes pequenos, esquece. É mais do mesmo e não vai ser legal. 

2 Estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.