23 julho 2015

Resenha: Coven - Livro das Sombras



Olá! Tudo certinho com vocês? Comigo tudo também. Hoje a resenha é de um livro especial, que trata de duas temáticas que são queridinhas pra mim. Entretanto, tenho uns poréns a destacar. Vamos ver? hehe...

- Livro cedido em parceria com a editora -


Coven 01
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Páginas: 208
Assunto/ Categoria: YA, Romance, Sobrenatural, Wicca.
Sinopse: Da autora da consagrada série Amada Imortal, uma nova trama repleta de magia, paixões e poderes ancestrais. Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?



Crescimento adolescente e wicca


Livro das Sombras, da série Coven, é de autora de Cate Tiernan, autora de Amada Imortal. Nunca li o livro/ a série pelo/a qual a autora ficou conhecida, Coven foi meu primeiro contato com sua escrita e é unicamente disso que falarei aqui. A impressão que tive foi de objetividade, de querer contar uma história com muita pesquisa, sentimentos que já conhecemos principalmente da TV e que se passa em poucos dias, tendo como resultado uma escrita que não se aprofunda muito ou nos surpreende. Os acontecimentos da história não mantêm suspense, são até cotidianos, você lê, suspeita do que a autora quer passar, mas não vê um dinamismo do tipo "não posso largar" e também não há um clímax na história que seja marcante. Coven conta a rotina de uma garota, Morgana Rowlands, que se enquadra no padrão da menina americana insegura e de repente descobre a wicca. Acompanhamos como ela amadurece diante desse encontro e do seu envolvimento com a religião.



Morgana vive em seu mundo particular no colégio onde estuda, naquele contexto que já conhecemos, grupos de adolescentes de determinado tipo e que por acaso se misturam. Com o típico padrão da melhor amiga só que na verdade é amiga da onça (não é spoiler, percebi isso logo de cara). A "falsiane" em questão é Bree, que Morgana tem como sua melhor amiga. Mas sabe aquilo de "até acho que sou sua amiga, mas prefiro mil vezes eu mesma"? A relação entre elas é quase uma relação de dominação e submissão. Morgana se acha inferior à amiga, que para ela é mais bonita, sociável e blá, blá, blá... E a falsiane em vez de desconstruir isso, deixa rolar... Acredito que ela até concorde, porque é isso que mostra em determinado momento. Ou seja, não valoriza Morgana. É bem aquele cenário de futilidades e "falta de pensar" que a gente já conhece.

A vida de Morgana seguia assim, tranquilamente, até que um dia Cal chega ao colégio onde estuda e logo faz sucesso entre os alunos. É construído todo um cenário ao redor de como Morgana e Bree o veem, mas a autora não conseguiu transmitir a sensação para que nós sentíssemos, entendêssemos o que ele tem demais além da novidade que traz, de se dizer bruxo e convidar o grupo de amigos para ser também. Como atrativo, realmente, não vi nada de especial nele. Mas vai que ele fez alguma poção, né...? A questão é que Bree e Morgana se apaixonam pelo novato. Só que a protagonista decide desistir dele, por achar que não pode competir com a amiga, e passa o livro meio que se lamentando por isso e se sentindo inferior - aff!. O que salvou a história para mim foi a Wicca. Gosto muito da mitologia e já pesquisei sobre para mim mesma, para escrever histórias inspiradas nisso. E vi que é uma religião, que não possui nada que deva ser estigmatizado e etc. A autora mostra nos rituais, datas, livros e lojas, que pesquisou sobre o assunto e insere o leitor pouco a pouco nesse universo junto de Morgana, que se sente cada vez mais interessada pela prática.


Depois de ser apresentada à religião e aos seus rituais, Morgana sente que é ali seu lugar. Nos rituais percebe que sente coisas que os outros não sente. E por isso seu interesse em conhecer mais só aumenta. Gostei das cenas envolvendo a temática, dos rituais e etc. Mas percebo que ao abordar o assunto, a autora poderia ter escolhido um viés melhor, com uma pesquisa legal assim. Como disse antes, o que acompanhamos é o amadurecer da personagem de um jeito banal. Não há momentos verdadeiramente impactantes no livro, que fisguem o leitor. E como a construção de personagens, a ponto de nos fazer entrar na história, também é fraca, o livro perde por aí. Só que como sou a louca que adora bruxos (pesquise só resenhas de séries no blog!), fiquei encantada com isso. E achei fofo ver Morgana crescer um tiquinho. Encaro a continuação sim, fiquei curiosa e ainda tenho esperanças de que as coisas se aprofundem mais. Entretanto, este primeiro livro é beeem introdutório. Podemos dizer que até raso nos aspectos humanos da trama.

3 Estrelas

Recomendado só se você também for louco/a dos bruxos ou não se importar com o que destaquei como negativo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.