06 maio 2015

Resenha: A mais pura verdade




Olá! Esta é a resenha "oficial" de A mais pura verdade. Falei antes sobre o que achei serem os primeiros capítulos, mas descobri que são quase metade do livro. Hoje darei minha opinião sobre tudo.


Autor: Dan Gemeinhart

Editora: Novo Conceito
Assunto/ Categoria: Aventura, Drama, Sick-lit, Cães
Páginas: 224
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.




A mais pura verdade


Quando li os primeiros capítulos foi de uma vez só, e a sensação foi de uma aventura emocionante junto de Mark. Senti a bipolaridade de torcer a favor e contra o personagem e as emoções de compreendê-lo, amá-lo e querer o melhor para ele. O mais conflitante é a questão: quem diz o que é melhor para Mark?



Como disse na apresentação dos primeiros capítulos/ metade do livro, Mark é um garoto de 12 anos que descobriu desde muito cedo que possui câncer. Ainda criança, ele aprendeu a conviver com essa realidade e foi forçado a amadurecer precocemente e a pensar sobre a morte. Esperto e corajoso, o personagem não deixou que a doença fosse uma barreira para ter sonhos como qualquer outra criança. A diferença é que mesmo com suas limitações, Mark decide ir atrás desse sonho.


Com seu cão Beau, Mark decide escalar o Monte Rainier, o que descobrimos ao ir lendo o livro. A questão é, sua situação de saúde não é muito boa. Então o que você apoia? A realização do sonho pondo em risco uma vida já em risco pela doença, ou a não realização e o aceitar do risco diário? O dilema é intensificado por sua amiga Jesse, que sabe qual a decisão do amigo, mas não pode contar aos seus pais - que ficam desesperados com sua fuga -, onde o filho decidiu ir. 

A morte é um tema recorrente na história. Porque é o grande problema que ronda o protagonista e aqueles que o amam. O autor faz a história seguir um bom rumo, com reflexões, aventura e drama na medida certa. Sobre a angústia de uma criança, amadurecida à força, diante da efemeridade da vida. Mark sente a dor da doença, mas também sente a dor de saber o que está acontecendo consigo mesmo. A impotência diante daquilo. E o sonho de alcançar algo maior que ele, nem que isso lhe custe a vida.


Por fim, as cenas finais me fizeram imaginar um filme para assistir nessa chuva gostosa de fim de tarde. Você se vê preso nas páginas, angustiado com o que vai acontecer, envolvido com o drama, com ciscos nos olhos, e torcendo para o autor ser bonzinho e dar tudo certo. A cena da capa é algo de apertar o coração, e eu parei até para respirar na hora. Mas no final, parei para sorrir. É uma leitura que vale a pena. Daquelas que modificam algo especial dentro de nós de um jeito sutil, simples. Você passa a carregar a história de mais uma vida: a de Mark. E quer recontá-la para quem quiser ouvir.

5 Estrelas



10 comentários:

  1. Quando li o livreto aqui no blog, acabei mandando o livro para a lista de desejados e conseguiu ler ele tem alguns dias.
    Uma leitura rápida, já que o livro é pequeno, com letras grandes e com uma história simples e emocionante!
    Eu choro por qualquer coisa.rs então, é óbvio que acabei me emocionando em muitas pequenas partes.
    Achei que a história além de tratar da morte, trata também da vida, dos sonhos que se pode e devem fazer parte das vidas que acabarão indo cedo demais.
    Ir em busca do que se acredita sempre!!!
    E Mark e seu fiel amigo, conseguem provar isso...mesmo que com tantas dificuldades e limitações. Outro ponto que amei, foi a existência de pessoas boas..como é bom saber que no mundo "real", há pessoas assim. Que guardam segredos, que amam demais e que ajudam demais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Desde o seu lançamento, A Mais Pura Verdade é um livro que eu tenho bastante vontade de ler, porém ainda não tive essa oportunidade. O que mais gostei nele foi o conteúdo em si, principalmente por envolver uma história de superação! Além disso, os personagens parecem ser adoráveis! O autor do livro, Dan Gemeinhart, já respondeu uma pergunta feita por mim através de um blog *-*

    ResponderExcluir
  3. Vivian já faz um tempinho que li esse livro e senti assim como vc muita emoção e a possibilidade de refletir sobre os temas abordados no livro.
    Concordo sobre a cena retratada na capa do livro, fiquei com o coração nas mãos. Mas gostei da forma como o autor concluiu a história.
    Parabéns pela leitura e pelo texto maravilhoso, adorei a forma como vc se expressa.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Já li A Mais Pura Verdade e com certeza é um dos favoritos do ano. A leitura flui muito fácil, e você fica ansioso para saber o que vai acontecer com Mark. Tive muitos sentimentos durante a leitura, é meio impossível não se apaixonar pela história, se você curte esse tema em livros. Adorei a resenha :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Adorei sua resenha, como sempre, o livro só é elogiado e só me faz ficar com mais vontade de ler, acho que sou uma das unicas que ainda não leu, mas quero muito, essa capa está muito lindinha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ei Vivian!
    Que legal que curtiu tanto o livro!
    Eu tb curti mas tive algumas ressalvas, achei q destoava um pouco da realidade, mas nem este fato me fez deixar de gostar desta trama linda e emocionante!!
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oi! Este livro é lindo, eu fiquei muito emocionada com a jornada do garoto e a lição de vida que ele nos passa, não é uma história sobre morte e sim sobre vida e luta pelos nossos sonhos.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei mais ou menos desse livro, é um livro bom, você o lê rapidinho, pois é curto.
    Eu esperava sentir mais emoção, o final me comoveu a cena com o animal de estimação, mas
    curti o fato do personagem ser bem maduro para a idade e pelo que ele tem passado, com suas
    reflexões. Sim, se tivesse um filme seria ótimo, pois amamos livros com cachorros. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Esse livro realmente tem uma história muito bonita. Passei toda a leitura torcendo para o Mark e o Beau. A amizade e cumplicidade entre eles é algo cativante e emocionante. Um sick-lit recomendadíssimo.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu li o início do livro como amostra da NC, e descobri que esse sistema de amostras não é muito bom, porque a demora para o livro chegar acaba esfriando nossa vontade de ler. Até hoje não finalizei.
    Gostei de saber que o livro é um 5 estrelas, e que te emocionou. Eu vou terminar em breve, e se seguir como estava, sei que vou chorar, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.