12 fevereiro 2014

Resenha: O Outro Lado da Memória







Autora: Beatriz Cortes

Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 245
Assunto: Romance, superação, literatura brasileira
Sinopse: Amar é encontrar uma coragem dentro de si que nem se sabia que existia". Luíza Bedim, uma jovem talentosa e cheia de sonhos, sofre uma grande decepção com a pessoa que ela mais ama. Depois desse período, passa a ser perseguida pelo medo e a dor profunda do que aconteceu. Sua vida muda totalmente e não consegue mais viver da forma que vivia antes. Luíza acredita que nunca mais será feliz, e vive alimentando-se de sua solidão interna. Anos depois do acontecido, ela conhece Arthur, um jogador de basquete novo em sua escola que chega chamando a atenção de todos. Ela o ignora totalmente no início, porém, é obrigada a passar uma hora de seu dia com ele. Entre muita confusão, brigas e discussões, Arthur mostra-se alguém que Luíza não esperava que ele fosse. Alguém capaz de fazer com que o outro lado de sua memória seja mudado. Descobre que só é possível encontrar a felicidade se for atrás dela. Em um romance divertido, complexo e cheio de mistério, você vai se apaixonar e sentir cada emoção vivida por Luíza em sua própria pele. Confira!







Superação, amizade e felicidade





   O Outro Lado da Memória conta a história de Luíza, uma jovem que vivem com um trauma do passado dentro de si. Um acontecimento que deixa grandes marcas em sua alma, e em certo momento, ela se vê diante da oportunidade de seguir adiante ou se proteger da vida e da felicidade. Anos depois do acontecimento que mudou sua vida, ela se vê tendo que conviver com Arthur, de quem insiste em não gostar a princípio. Aliás, de início, ela se mostra uma pessoa fechada, até desagradável com Arthur. As discussões são frequentes, e claro, sem motivo, já que não há motivos para que ela não goste dele. Pelo menos, não que ela admita ou que fiquem claros a princípio. O bom é que apesar de no início Luíza ser assim, ela consegue amadurecer e superar certos problemas no decorrer da história. Ainda que o livro traga todo esse clima psicológico em volta da personagem, a narrativa é bem jovial, acreditem quando digo bem jovial. Luíza é mais séria, arrisco dizer até ranzinza, mas suas amigas são daquelas que se empolgam por qualquer coisa e querem saber de tudo da vida uma da outra. Achei que para a idade delas, isso não foi muito apropriado, mas sei que acontece, então não perde a verossimilhança. Apenas não me identifiquei com as personagens. Se fosse há alguns anos atrás, eu me identificaria. 

   Tudo se passa, em grande parte, em volta do ambiente escolar, já que a narração é feita por Luíza, e normalmente, em sua idade, ela passa bastante tempo de seus dias lá, dividindo-se entre seus amigos, sua família e algumas saídas com as amigas. A vida normal para qualquer estudante do ensino médio. Seria normal, se Luíza não tivesse que se ver confrontada por seu trauma do passado, que volta para lhe atormentar. Ao mesmo tempo em que tem que lidar com tais questões, um novo aluno chega ao colégio, se tornando rapidamente capitão do time de basquete, e ganhando, ainda mais rapidamente, a repulsa de Luíza. Por que ela não gosta dele? Ela tem seus motivos... Durante a narrativa ficamos nos perguntando, o quê, afinal, aconteceu com ela, que a tornou do jeito que é hoje, e por que diabos ela detesta tanto o pobre do Arthur. Mas tudo se explica depois. Arthur tem bastante paciência com ela, e se dispõe a convencê-la de que ela não o odeia, e por isso, eles fazem uma aposta. Antes disso, são pegos conversando num canto escuro, onde discutiam, porém, a diretora os acusa de estarem ocupados com outros assuntos por lá. Por isso, ficam numa detenção onde precisam limpar partes da escola como castigo, até determinada data. Arthur aposta com Luíza que até o final daquele período, ela não o odiaria. Feito isso, os dias passam e é claro que ela passa a ceder cada vez mais. Apesar das discussões e provocações, que são até engraçadas de se ver, a atmosfera deles passa a ser outra.

   Claro que a todo instante os amigos insistem em participar, e principalmente as meninas, se animam para saber os detalhes, chegando a ligar de madrugada. Palpites são dados, comemorações feitas, o clima adolescente paira no ar, mas o que realmente chama a atenção é a parceria que eles têm. São unidos. Estão presentes quando um precisa do outro e quando um não precisa do outro. Saem juntos, se ligam, e claro, se protegem. Há uma ameça no ar, pairando sobre Luíza, e eles a apoiam e se disponibilizam a defendê-la do que vier. De modo que o livro traz carinho e amizade. Mesmo com a empolgação jovial das personagens, que a princípio poderia ser encarada como fútil, se mostra profunda e cheia de amor. A amizade entre elas é verdadeira e palpável. Já os amigos, são os namorados delas, Pedro e Juan, que também estão sempre presentes. Arthur se enturma com eles e recebe o mesmo carinho. Ele é mais maduro, e se mostra encantador com Luíza. Podemos dizer que ele é até certinho demais em alguns momentos. De cara, dá para perceber que ele se interessa por ela. Mas como se aproximar de Luíza se o coração dela está tomado por traumas e barreiras para evitar que se machuque novamente? 

    O Outro Lado da Memória, é um livro que fala, principalmente, de superação. Sobre aceitar conviver com os sentimentos, seguir em frente, mesmo que tenha se machucado. Só quem passa por uma grande decepção sabe o quanto é difícil não se render à descrença e se fechar depois. Justamente porque esse é o caminho mais fácil. Não lutar pelo amor, pela felicidade, por viver longe dos pesadelos. Difícil é encarar e aceitar a realidade, seguir em frente transformado, melhor, amadurecido pela dor. A transformação é dolorosa diante de nossas ilusões, diante dos medos que nos assombram pela falta de fé na vida. Não se sabe o que acontecerá, porém prefere-se temer o pior, mesmo tendo diante de si, a chance melhor, a chance de ser feliz e melhorar. Quando se ultrapassa essa barreira, a transformação acontece e a aceitação e a paz trazem felicidade. Felicidade com amigos leais para compartilhar todos os momentos e um amor para ser feliz.







  Obrigada pela incrível paciência, Beatriz. Demorei, mas a resenha foi postada no blog! Sucesso!




Confira a música tema do livro!

   




Leia a entrevista com a autora.
Acesse a fanpage



Para comprar:





Beijos açucarados







2 comentários:

  1. Estou quase comprando o livro, até comentei no 50 tons de hospício. Só preciso do $$$ mesmo. Já é a segunda resenha que leio dele essa semana e só desperta cada vez mais minha curiosidade em saber que trauma foi esse. Sem falar que o livro parece ter um clima bem leve, coisa que estou precisando nesse momento.
    Adorei a resenha!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ahhh sua linda! Adorei a resenha! Fico feliz que tenha gostado, mesmo que esse seja um romance adolescente, diferente dos outros que escrevo! BEIJOS e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.