05 fevereiro 2014

Sentimento de Leitor #2 - Adaptação cinematográfica







   Olá! Hoje venho falar sobre as adaptações feitas sobre os livros. Nós lemos, nos apaixonamos, surtamos quando descobrimos que o livro vai virar filme, ficamos loucos de ansiedade para ir ao cinema e ver a tão esperada adaptação. Até que chega o dia, fazemos nossas compras de gordices (ou não), sentamos e nos emocionamos ao ver o início. O filme vai passando, reconhecemos cenários familiares, e é impossível não comparar e ou sussurrar para a pessoa ao lado "mas no livro não é assim, ele faz isso e depois aquilo!". Confesso que adoro pensar nisso e conversar com alguém sobre essas coisas baixinho. Só que geralmente tenho ido ver tais filmes com o namorido e ele fica "psiu, vê o filme!". Mas imagino que eu não seja a única leitora mal compreendida. Quem nunca levou um psiu de quem não gosta tanto de ler quanto você? Tentamos nos controlar, mas às vezes é inevitável. Como assim mudaram tanto aquela cena de que você tanto gostou? Não pode! Claro que você quer desabafar! Há quem se revire até mesmo antes do filme, como foi o caso do pôster de A culpa é das estrelas, com o dizer "Doentes de amor". Sinceramente, eu acho que Haziel e Gus tirariam sarro desse pôster. 



    E outra, ainda ficamos indignados por ter que esperar tanto para ver um filme de um livro que amamos. A Culpa é das Estrelas será lançado aqui quase dois meses depois de ser lançado nos EUA. Como assim?! Fiquei frustrada, claro, mas acredito que valerá a pena. Óbvio que vamos reclamar e etc, mas a emoção ao sair da sala, mesmo que a adaptação apresente as comuns diferenças, será inevitável. O que eu já vi de gente dizendo que vai sair do cinema saturado de tanto chorar não cabe neste post. Eu não digo se vou ou não, chorei muito lendo o livro, e talvez chore no filme, mas só lá para saber. E eu espero, do fundo do meu coração, que eu não tenha provas ou outras coisas no dia da estréia. Porque esse é outro problema da vida de leitor, no dia da estreia daquele filme você não pode ir porque precisa estudar para determinada prova no dia seguinte. Eita frustração... Se não é uma prova é falta de dinheiro, aniversário de fulano, ou qualquer outra coisa. E no mesmo dia você já recebe vários spoilers do filme, vários comentários que quebram suas expectativas.... 

     Mesmo que tenhamos que esperar, sofrer, nos incomodar com as diferenças, estamos lá! Firmes e fortes! E talvez mesmo depois de ver uma adaptação bem diferente do livro, acredito que no fundo, no fundo, dos mais radicais, ainda fique um carinho por haver ali pelo menos algo do personagem tão querido. Falando em adaptações ruins, lembro da mais comentada para mim, que foi Percy Jackson. Nunca li nenhum livro da série, nem do autor. Tenho até curiosidade, por gostar das mitologias que ele aborda em seus livros, mas por enquanto não li nada dele, nem tenho na estante. Ouvi dizer, principalmente na Turnê Intrínseca aqui no Rio que os fãs não gostaram nada, nada da adaptação. E eu imagino que seja pelo fato de haver muitas diferenças. Por favor, me corrijam se eu estiver errada, se não me engano, ele está bem mais velho no filme, e os acontecimentos divergem bastante. Frustrante para os fãs. Não li Percy Jackson, mas li Crepúsculo, e tenho que dizer, o primeiro filme é bem diferente  do livro em algumas partes. Em primeiro lugar, por que o Edward voa? Nunca me conformei com isso... Ainda no meio das adaptações mais faladas, tem Harry Potter, que, me julguem, também nunca li. Porém, nunca ouvi reclamações dos fãs a respeito dos filmes. Obs: se quiser que eu leia os livros, me manda os exemplares por correio que eu leio!

    Outra coisa de partir o coração é ficar sem saber como anda a produção do filme. Como eu sofro em Belo Desastre. Sei que haverá filme, a Warner Bross comprou os direitos. Ok... E aí? Só o que sabemos é que os direitos foram comprados e que já há um produtor, mas omg, cadê? Não há mais notícias, e estou criando teias de ficar esperando a tal adaptação ser lançada. Esse será um filme que vou louca para assistir ao cinema, só que tenho que esperar eternamente para saber de alguma novidade dele... É frustrante! Se você tiver que esperar por outro filme, me conte nos comentários! Assim como qualquer outro sentimento que tenha com relação ao post. Afinal, a coluna é justamente para dialogar sobre nossos sentimentos envolvendo livros. 

    Outra grande emoção é quando se é fã de um livro e você vê as novidades. A cada nova imagem que sai, cada trailer, se sente uma nova emoção. Se pensa sobre a aparência diferente dos personagens, ou até mesmo sobre o subtítulo do mal como em A culpa é das estrelas. Mesmo que tenha um subtítulo não aprovado, todo mundo se sente ansioso para ver o filme e se emocionar novamente. É ansiedade de leitor! Não finja que não sente! Além disso, ainda há novidades que saem quando não é um bom momento. Você ainda está lendo o livro, e começam a sair trailers e mais trailers, e posts na internet cheios de spoilers envolvendo o filme e o livro. Ao mesmo tempo em que é legal, é frustrante, pois quebra um pouco de nossa idealização das cenas com as diferenças. Sem querer, você tem a influência daquilo ao ler. Eu, geralmente não me importo, a ponto de me incomodar tanto com essas coisas, e já cheguei a ver o filme antes do livro. Como nos casos acima em que vi o filme, e até hoje não li o livro também. Sim, é mais emocionante quando lemos antes, mas às vezes acontece. Falando nisso, gostaria de suplicar às forças do universo a leitura de Jogos Vorazes. Eu vi o filme, adorei, e quero ler o livro. Onde eu pego a senha celestial? Ainda não vi Em Chamas pois não quero estragar a surpresa. Mas omg, se houver algum leitor amigo bondoso que tenha o livro e queira emprestar, por favor, se apresente. Eu devolvo em perfeito estado! Ainda vou falar sobre empréstimos de livros nesta coluna, sou super a favor, mas só empresto para pessoas certas, que vão cuidar com amor e me devolver.  Pior é quando nem lemos o livro e estamos loucas para ler! Como estou sofrendo agora com Academia de Vampiros. O livro está 9,90 reais no Submarino, mas cadê o dinheiro da pessoa? As promoções são outro ótimo assunto...

   Sofremos, nos incomodamos, mas guardamos um sentimento especial pelo filme inspirado naquilo que amamos tanto. Eu devo confessar que mesmo que algumas adaptações sejam diferentes, não me incomodam tanto, apesar de eu não segurar minha ansiedade para comentar sobre elas. Como Dezesseis Luas, que tem até final diferente. Eu gosto, particularmente, tanto do filme quanto do livro, apesar das várias diferenças. Costumo ser tolerante quanto à isso. Mas pode ser por eu gostar e não ser tão fã... Quase surtei vendo Amanhecer Parte 2, se é que quem viu me entende... Saí do cinema com dor de cabeça e tudo! Foi um dia de fortes emoções aquele... Até hoje, depois de ter visto várias vezes a cena, consigo sofrer com ela. hahaha... Mas faz parte. Entre mil e uma emoções, as adaptações cinematográficas configuram mais um tópico de sentimento de leitor. Cada um com seu carinho, sua irritação, sua diferença, de um jeito ou de outro, sentimentos diversos são gerados em nós ao assistir aos tão esperados filmes. Então converse comigo agora, desabafe, me conte sobre seus sentimentos em relação aos filmes e aos momentos engraçados por que passou. Vou adorar saber!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.