17 fevereiro 2014

Entrevista com Anna Leão





Olá! Hoje vamos conhecer mais um pouco da autora de A Rainha da Floresta: Anna Leão. Confira!


Formada em Comunicação Social, Anna Leão se dedicou muito à arte, como o teatro e a dança. Nesta última também se profissionalizou, dentro da dança contemporânea, dança do ventre e dança-terapia. Cursou a Escola de Dança de Angel Vianna, no Rio.


Mãe de duas meninas, Anna se dedica cada vez mais à sua escrita. É colunista do site Templo de Avalon, idealizadora do blog Metamorfose e já colaborou com seus artigos para o jornal impresso, carioca, Por do Sol.

Anna tem três trabalhos publicados em livro. Em dezembro de 2008, a escritora teve algumas de suas poesias selecionadas para a antologia Letras no Brasil – X, da Taba Cultural.

No ano seguinte, Anna Leão lançou o primeiro livro da trilogia A Rainha da Floresta. Em abril de 2011 foi a vez do segundo volume, A Rainha da Floresta e a Deusa da Terra. Enquanto escrevia o terceiro livro da saga, a autora recebeu o convite da MODO Editora para lançar a obra completa em um único volume. Convite aceito, Anna fechou contrato com a editora e terá seu livro lançado na Bienal do Rio de Janeiro, em 2013.

Anna gosta de escrever, desde pequena. Ela diz que para ela é a melhor forma de se expressar, forma pela qual ela pode soltar sua imaginação e mergulhar em outros mundos. No entanto, nem só de sonho vive Anna. Ela afirma se conhecer melhor quando escreve e passar seus valores e aprendizados:

— Eu me conheço melhor quando escrevo e ganho também conhecimento, além do autoconhecimento. É como se acendesse uma luz! Quando leio o que escrevi, eu me pergunto: como eu sabia disso?! Mas a inspiração é assim, como um sussurro em nossos ouvidos, como uma canalização, como se não viesse da gente, e talvez não venha! É o Awen dos celtas; aquela força divina e invisível que anima, que entusiasma, que traz vida, que faz o mundo girar!

Outros grandes interesses na vida de Anna, que a acompanham desde muito jovem, são a magia e a espiritualidade.

Estudou astrologia e várias doutrinas espirituais. Mas foi no paganismo, em Lughnashad de 2005, que Anna se sentiu em casa. Ela segue e estuda o paganismo celta, buscando e vivenciando suas origens e ensinamentos. E procura sempre deixar claro que nada faz sentido se não vem de dentro. "A espiritualidade é única para cada Ser. Por mais que duas pessoas sigam o mesmo caminho espiritual, este caminho vai ressoar de forma distinta para cada um", afirma Anna.








1. Visitando seu blog e seu site, é possível perceber que você tem uma ligação forte com a magia e a espiritualidade. De onde vem tal sentimento?


Acho que já nasceu comigo, pois desde pequena gostava de magia e achava tudo muito natural. Sempre dei ênfase à espiritualidade na minha vida e quase sempre ela estava associada com a magia. Estudei muitas linhas de magia até me encontrar no paganismo celta e nórdico. Me identifico muito com a magia da terra, a importância da natureza. Tenho isto na minha ancestralidade...



2. Como foi o processo de elaboração de seu livro? Pesquisas, escrita em si, inspirações e etc?



O embrião da ideia veio há mais ou menos 20 anos atrás ouvindo músicas da cantora inglesa Kate Bush. Fui desenvolvendo uma ópera rock na minha cabeça, com enredo e tudo. Só um tempo depois passei para o papel. Ficou engavetado até o dia que tive a certeza que vim a esse mundo para ser escritora, então tirei da gaveta e comecei a desenvolver a história. 

A inspiração vai vindo conforme vou escrevendo, mas também costumo fazer um roteiro com as ideias que vão brotando. Não foi necessário pesquisas específicas para o livro, pois os ensinamentos que passo já faziam parte de meus estudos e vivências mágicas.E é assim que gosto de trabalhar, criando histórias onde eu possa transmitir os meus conhecimentos.


3. Possui algum projeto para outro livro?



Sim. Alguns. Mas o mais importante é o que já estou escrevendo, que transforma a antagonista de A Rainha da Floresta em protagonista.



4. Qual a melhor coisa em escrever?



Ah, é poder soltar a imaginação e criar mundos e pessoas imaginárias. é um grande canal para a criatividade e sensibilidade.



5. Qual foi sua reação ao ser convidada pela Modo para publicar A Rainha da Floresta?



Fiquei muito feliz. É o reconhecimento do seu talento. Pessoas que apostam em você. Isto é muito gratificante.



6. Há algum ritual de escrita que use?



Por incrível que pareça, não. E escrevo em qualquer lugar.



7. Quais seus sonhos com relação ao futuro na escrita?



Nossa! Não são pequenos. Quero poder viver da minha escrita e ser uma escritora de sucesso internacional. Utópico? Pra mim nada é.



8. Dentro do processo de publicação de sua obra, o que foi mais difícil?



Acho que o processo de divulgação é sempre muito delicado, complexo e por isso mais difícil. Ainda tenho que fazer muita coisa sozinha nesta parte. Isto come muito tempo, inclusive o de escrever. Adorarei quando eu puder ter uma assessoria de imprensa.



9. Algo que tenha acontecido em sua vida facilitou, sem querer e inesperadamente, a concretização da publicação de A Rainha da Floresta?



Que eu me lembre não, a não ser o convite inesperado da MODO rsrsrs



10. Para você, qual a importância da espiritualidade? E qual a melhor coisa de ter estudado várias doutrinas espirituais? Há muitas semelhanças entre elas?



Acredito que a espiritualidade nos dê uma segurança interna muito importante. Isto se dá devido ao fato de que com ela encontramos o divino em nós e no mundo, mas principalmente em nós. Esta é a minha visão baseada nas minhas experiências.

Ter estudado várias doutrinas me mantém com a mente aberta e à vontade para poder fluir melhor dentro dos caminhos espirituais sem radicalismos e dogmas, mesmo me identificando mais com um caminho específico. Dion Fourtune já dizia que com tanto que os caminhos não se choquem, por que não somar?! Concordo plenamente com esta ocultista do século passado.
Sempre há semelhanças, como também diferenças. Mas geralmente se tende a estudar doutrinas que mais tem a ver com a gente. Já há alguns anos estudo e pratico o paganismo celta e nórdico. Eles têm muito em comum.


11. Por que o paganismo celta chamou sua atenção?



Não sei te responder isto de uma forma consciente. Acho que  deve ser algo ancestral. O que importa é que sempre me tocou muito, tanto a magia, quanto a cultura celta.



12. Vi que já fez danças e até se profissionalizou na área. Amo a arte da dança, e admiro isso. Pode tentar descrever a sensação de dançar o que se ama?



Sim, é uma das minhas profissões! Dançar é tudo! É outra forma muito prazerosa de expressão e canal de criatividade e sensibilidade. Você se "perde" na dança, é um momento de êxtase!



13. Sempre faço esta pergunta aos autores entrevistados pelo Reflexão Literária: Como você vê o mundo?



Acho que o mundo é a gente quem cria, por isso, mesmo sabendo das atrocidades que estão por aí, procuro olhá-lo com amor e esperança, pois é isto que quero para a minha vida   e para a de todos.







O Livro:



A Rainha da Floresta é um gostoso convite para o mundo da magia. Nele o leitor conhece a história de Anaís, a princesa herdeira do Reino das Joias, que se descobre uma bruxa no dia do seu noivado. Obrigada a fugir do reino ela refugia-se na Floresta da Lua, vítima de uma antiga maldição que secou a floresta, transformando-a num lugar sombrio e sem magia. Anaís é a única que pode quebrar a maldição. Na Floresta da Lua, a princesa inicia uma inesperada aventura, estuda magia e trava encontros marcantes, como com o sombrio Grande Mago. Vivencia uma emocionante jornada indo do Reino da Terra ao Reino do Céu e conhece a magia do verdadeiro amor. Porém, nem tudo são flores, e todo o seu poder é posto à prova quando uma luta é travada entre ela e a enigmática Friúza, em meio a mais uma invasão da floresta pelos soldados do Reino das Joias. A obra é a reunião da trilogia que neste volume único está dividida em três Tomos: A Floresta da Lua, A Deusa da Terra e O Casamento Sagrado. Uma história que mostra a importância de sermos nós mesmos, de encontrarmos nosso lugar no mundo e que vai mexer muito com a sua imaginação! 




  Gostou? Visite o site e o blog da autora e saiba mais!
  
 Obrigada, Anna! Adorei te entrevistar!


 Beijos açucarados







Um comentário:

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.