24 dezembro 2013

O sentido do Natal









   O que é o Natal? Muitas pessoas poderiam dizer o que é a data, mas quantas realmente entendem o que isso quer dizer? O quão fundo o Natal toca sua alma? Quantos já pensaram no Natal como algo que pode tocar a alma? Infelizmente, a data tem virado um marco comercial. A ceia serve para as vendas das empresas alimentícias, as lojas pipocam de vendas pela tradição dos presentes. E depois, pessoas reclamam por terem recebido tal ou qual presente, como se o que importasse nesta data fosse a troca material, a comida e nada mais. Por que as pessoas trocam presentes entre si? Quem nunca parou para se perguntar sobre isso, deve pensar que é por causa da tradição e pronto. Seria estranho se não participasse. Mas acredito que tal tradição possa ser encarada de outra óptica mais próxima à realidade do Natal. Para quem nunca parou para se perguntar, a data representa o nascimento de Jesus. Um homem que em sua jornada pela Terra mudou o mundo, trazendo a fé e a evolução. Nos deu exemplos puros de amor ao próximo e elevação espiritual, uma sabedoria imensurável. Seu nascimento, que causou tamanha transformação, merece ser celebrado. Mas não como festa materialista como vem sendo, e sim como uma festa espiritual. Uma data para rever conceitos, se desapegar daquilo que faz mal, que está dentro de nós mesmos, como o egoísmo, o orgulho, o ciúme, a vaidade e etc. Coisas que trazem sofrimento, para a nossa vida e para aqueles à nossa volta. E fazer nascer dentro de nós a compreensão, o respeito, o amor e a paz, como luz divina para transformar o mundo. O Natal deveria ser um dia para repensar, para melhorar, seguir os exemplos ensinados por Jesus. Os presentes? Deveriam ser vistos como prova de amor e caridade ao próximo, a lembrança e a dedicação em dizer "hoje é dia de doar amor, mais que todos os outros, e para ver sua felicidade, também lhe dou isto. Porém, o mais importante é o amor que lhe entrego, e os sinceros desejos de que seja feliz." O importante deveria ser o amor empregado na dedicação. Não deveria haver uma cultura que obrigasse a todos a dar presentes por causa da tradição estimulada pelo capitalismo, mas sim uma cultura que nos ensinasse a dar amor ao próximo todos os dias. A desejar não apenas um "Feliz Natal", um único dia de felicidade, mas um "Seja Feliz", por toda a vida. 


   O amor e a caridade vão muito além das doações materiais, da exigência de ganhar o presente desejado, de tolerar o parente difícil. E deveriam ser praticados de verdade, numa doação completa do coração, durante todo o ano. E deveria, principalmente, ser para todos. Há uma enorme campanha para o Natal, mas quantos realmente têm condições de desfrutar dele de verdade? Quantos possuem amigos e familiares por perto para celebrar o amor? Quantos se encontram na solidão em um momento em que deveriam ter alguém por perto para lhes dar amor? Abandonados, sem que ninguém se importe com eles. Tudo o que gostariam de ter era um abraço de Natal, enquanto a criança mimada pede o eletrônico de última geração. O que fizemos com nossas crianças, que não lhes ensinamos o verdadeiro sentido do Natal? A figura do Papai Noel, que inspira a esperança na magia natalina e ensina a dedicação para ver o sorriso das crianças, ensina o significado de dar, sem querer nada receber em troca. Entrega os presentes atrás de um sorriso. Que tal aprender com ele? Dar o presente pensando na felicidade do presentado e não no que vai ganhar de volta? Pensar no amor, amar, se doar, felicitar. Sem exigir nada em troca, como Jesus nos ensinou. 

   O amor e a caridade, que devem ser praticados durante todo o ano, a exemplo de Jesus que praticou durante toda a sua vida e não apenas em um dia do ano, vão além do doar. A caridade e o amor também estão em aceitar, compreender e perdoar. Quantas vezes nos estressamos com pessoas que amamos, inclusive, exigindo a perfeição delas, que ajam como queremos, do nosso jeito? Quanto tempo perdemos com discussões que tentam mudar o outro, para que aja do nosso jeito. A caridade mais difícil é a de perdoar. Perdoar o outro pelo erro. Perdoar por não ser perfeito. Por ter tantos defeitos quanto você, modificando apenas o tipo de defeito. Jesus nos ensina a perdoar, e nos ensina a não julgar. 

 "Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? - Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixai-me tirar um argueiro do teu olho, vós que tendes uma trave? - Hipócritas, tirai primeiro a trave do vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão." (S. Matheus, cap. VII, vv. 3 a 5.)



  Enxergamos o mal como algo fora de nós, como um outro mundo longe do nosso. Enxergamos dentro do outro, porém, temos muita dificuldade em reconhecer que há mal dentro de nós também. Devemos buscar retirar nossas traves para poder finalmente tentar auxiliar o outro. Devemos retirar as vendas do orgulho e reconhecer que temos defeitos sim, assumindo a verdadeira caridade, que é simples, modesta e indulgente. Um desafio nada fácil, mas necessário.

   E por último, vale lembrar que devemos ter fé. A fé nos guia, muitas vezes facilitando a caminhada. Sabemos que nos momentos difíceis há quem nos guie a dizer "tu não estás sozinho". A fé não deve ser cega, levada ao excesso produz o fanatismo. Baseada no erro, cedo ou tarde desmorona. Somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana¹. Vamos ter fé, amar, ser feliz, pensar e refletir. Evoluir. Seguir o exemplo de Jesus, e tentar buscar por nós mesmos, um significado verdadeiro para o Natal. Vamos fazer o Natal como ele realmente deveria ser, amor. E vamos levar esta corrente de luz e amor por toda a vida. Reconhecendo nosso tamanho minúsculo diante do infinito, reconhecendo nossas fraquezas e trabalhando-as. Fazendo delas a meta de cada novo ano. A felicidade é apenas consequência. 

1: O Evangelho segundo o espiritismo


  Obs: Longe de mim querer compreender a verdade absoluta do Natal e da vida. Apenas escrevo o que aprendi até o momento, e pode ser que daqui a alguns anos eu leia e discorde de algumas coisas, acrescente outras. E espero realmente que isto aconteça, pois a vida é crescimento! Apenas deixo o convite para que reflitam sobre o Natal e sobre a vida. 



    Desejo um Natal iluminado e uma vida igualmente brilhante a todos que lerem este texto. Aos familiares, aos amigos que já partiram, aos que estão presente e aos que estão por vir, a você! Aos leitores do Reflexão Literária, aos leitores compulsivos e aos que não leem nada. 
   Um Natal mais que especial para as amigas que receberem esta mensagem, que estudaram e estudam comigo, ensinando ou aprendendo junto. Aos amigos que conheci através do blog (autores e blogueiros). Que o próximo ano de vocês seja repleto de realizações, conquistas. As dificuldades virão, pois fazem parte da vida. Que tenham coragem e perseverança para passar por elas e extrair o aprendizado necessário. E que desfrutem muito os momentos de alegria, que virão igualmente. Um Natal mais que especial ao meu amor, que conseguiu crescer tanto este ano! Parabéns pelo seu sucesso! Que venha muito mais crescimento espiritual, profissional, de todos os tipos! Te amo! 
   Muito amor e crescimento para todos. Abraços de luz e amor, com maravilhosas energias!













6 comentários:

  1. Adorei Vivian, sábias palavras : ) Harmonia e paz para vc e a família!
    BEIJOS muito queridos!!!
    Keila Gon

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto Vivian, falou tudo e mais um pouco!
    Um ótimo Natal para sua família e seus leitores!
    Bjs bjs bjs Victor Rosa
    Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
  3. Vívian, parabéns pelas belas e tão adequadas palavras. Beijos e um Natal - uma vida toda! - cheia de objetivos e sonhos!
    Eleonor

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ,feliz natal para você e família !
    Marcio BMZ

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Vivian, foi lindo seu teto, me desculpe passar meio atrasadinha mas espero que o natal tenha sido maravilhoso.
    Muito bacana segundo o evangelho espiritista ^^

    Beijos grandes e que 2014 seja um ano de muitas conquistas e realizações em tua vida.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.