13 maio 2013

Tag: Quais são seus hábitos de leitura?





Olá! Hoje vim fazer a tag que vi no blog Meu Jardim Secreto. Vamos ver?













1. Tens o hábito de comer enquanto lê? Se sim, qual a tua comida favorita?





Não tenho o hábito de fazer isso, mas faço quando dá vontade. Geralmente faço isso quando tomo café da manhã. Para mim o que combina com um livro é uma bebida e uns biscoitos (momento gordice... Não me envergonho! Chupa sociedade do espetáculo!).






2. Qual é a tua bebida favorita para acompanhar uma leitura?

Chá ou café. Mas se estiver calor esquece isso, vai um suco ou refrigerante mesmo.







3. Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?





  Abominável por quê? Temos que parar com estes julgamentos bobos. Eu não escrevo, eu uso aqueles papéis amarelos de colar (esqueci o nome), e anoto onde está tal citação, ou o que pensei de tal coisa no papel. Não escreveria nos meus livros porque... Sabe que nunca parei para pensar nisso? Acho que nunca fiz isso porque há um grande discurso da sociedade dizendo que é errado. "Menina! Não escreva nos seus livros! Não leia livros de tal tipo..." As pessoas passam muito tempo tentando nos dizer o que devemos fazer e o que devemos ser, e não é que acabamos aceitando algumas dessas coisas sem questionar?

  Refletindo melhor sobre a pergunta, eu não tenho vontade de escrever nos meus livros, por enquanto, uso mesmo o método do papel. Mas se me der vontade eu vou escrever, simples assim. Aceitem as pessoas como elas são, parem de criticar tudo.
  (O que foi este discurso? Efeito do livro que estou lendo... sorry. Mas é verdade. Relaxem. Parem de gastar energia com críticas que não sejam construtivas, sejam felizes, aceitem e amem mais...)









4. Como marca os livros quando interrompe a leitura? Tens um marcador especial ou usa o que tiveres à mão (ex. um papel dobrado, etc)? Ou dobra o canto da folha do livro?




 Não dobro... Sou chata com marcas no livro. Perguntem às minhas amigas sobre quando vou emprestar meus livros. Eu sempre digo: "não usem o pedaço da capa para marcar", "quer um marcador? Eu faço para você!". Então já sabem, eu uso marcadores. Para mim um dos momentos felizes da leitura é o de escolher qual marcador vou usar. No momento estou usando o de Depois dos Quinze que ganhei na Saraiva. No dia em que a autora estava lá, dando autógrafos eu entrei e a vi! Se eu comprei o livro e peguei o autógrafo? Não... :/ Eu não a conhecia ainda, então seria muito sem sentido ir falar com ela sem nem fazer ideia de quem era e do que o livro tratava. Se fosse hoje que já sei? Acho que iria falar com ela sim, dei uma olhada no blog e gostei muito do que vi.







5. Qual o teu gênero literário favorito: ficção, não-ficção ou ambos?




Acho que ficção. Mas isso de gênero favorito... Hum... Sou mais de "livro favorito". Acho que o livro tem que ser bom, não importa o seu gênero.






6. Gosta de ler até o fim do capítulo ou interrompe a leitura em qualquer parte do livro?





Eu não tinha esta mania, mas depois de ver umas amigas minhas fazendo isso há um tempão, eu experimentei fazer. E não é que é melhor? Então procuro sempre fazer isso. Como geralmente meu tempo de leitura tem sido o tempo de viagem no ônibus ao colégio e um pouco em casa, está difícil fazer isso, porque o livro tem capítulos grandes.




7. Tens o costume de procurar o significado de palavras que desconhece quando as encontra no decorrer da leitura?




Geralmente eu me viro com o contexto. Mas se for preciso pesquiso sim. Por exemplo, hoje encontrei a palavra âmago. Alguém sabe o que significa? Vou pesquisar...






 8. O que você está lendo no momento?

Oba! Perceberam que nem estou gostando, né? haha... Estou amando o livro Vivendo, Amando e Aprendendo, do Leo Buscaglia. Recomendo. É muito bom. Se vai ter resenha dele? Com certeza! 








 9. Qual foi o último livro que compraste?





Comprei um para a minha mãe. Esmeralda, da Zíbia Gasparetto. Sim, foi presente de dia das mães. 




10. Costuma ler um livro de cada vez ou tens o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?






Gosto de ler um de cada vez, mas depende. No momento, eu estou lendo este que disse, mas também estou com Walking Disaster para ler, em pdf. Eu demoro mais a ler em pdf. Meu namorido me emprestou o tablet dele e eu vou tentar me esforçar para acabar de ler logo. E sim, eu estou amando Walking Disaster. Acontece de ler mais de um ao mesmo tempo... Principalmente quando eu releio, ou é em pdf ou é de algum tipo de estudo, como aconteceu com O Livro dos Espíritos. Falando nisso, se você é espírita e ainda não leu, corre lá para ler. É muito bom. Tem curiosidade? Leia também, vai perceber que o preconceito criado em volta do espiritismo é pura furada... Ele é muito mais do que dizem por aí. Se você quer realmente entender como ele é, leia este livro.







11. Tens um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?



Como minha vida está corrida e no momento faltam duas semanas para a minha semana de provas, eu não tenho tido muito tempo para sentar e ler em casa. Então tenho lido mais no ônibus ultimamente, e sempre que tenho um tempinho vago. Mas adoro sentar e ler de madrugada no sofá da minha sala, com uma xícara de chá e a minha cachorrinha do lado, até o sono ser tão forte que me obrigue a ir dormir.







12. Prefere séries ou histórias únicas?


Tanto faz. O que importa para mim é que seja bom e me acrescente algo. 






13. Tens algum livro ou autor preferido que não se cansa de recomendar para os outros?



Acho que vocês devem saber que sou louca por Belo Desastre, não é? Agora quem não sabia sabe. É um dos livros que mais gosto de recomendar. Acho que a leitura é fascinante, e todos devem experimentar com aquilo que mais gostam. Aos que gostam de ler e me cercam, estou sempre recomendando o que leio no momento e gosto.






14. Como organiza a tua biblioteca/estante? Por gênero, por título, pelo nome do autor ou pela editora? 


Eu ainda não tenho estante! ;( Mas vou ganhar uma! \o/ Quando ganhar, acho que vou organizar pelo tipo, e pelo quanto gosto, além do tamanho, como já fica organizado no meu armário.





Não vou indicar blogs para fazerem desta vez, pois estou muito atarefada e com muitas coisas para fazer. Assim como no Meu Jardim Secreto, deixo aqueles que quiserem fazer livres para pegarem. Mas se fizer, me avise, vou ficar feliz em ir lá no seu blog deixar o meu comentário. 
  Se identificou com os meus hábitos de leitura? Conte-me os seus! Comente! 
  Beijos açucarados.


 

4 comentários:

  1. Adorei a tag, já tinha visto e amei suas respostas.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a Tag e as respostas. ^^
    Sempre tem palavras novas não é? também me viro as vees com o contexto,mas nos livros geralmente também tem...mas procuro também.
    âmago-parte mais íntima de uma coisa ou pessoa:Essência.

    bjus
    Tamires C.

    ResponderExcluir

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.