15 abril 2016

Dona dos mistérios


Ela é dona dos seus mistérios. Anda quieta, não fala quando não deve, às vezes teme falar por medo de não ser compreendida, mas quando sente que não pode se calar diz tudo e ninguém a detém, porque ela pode pode ser doce como a brisa e forte como a ventania. Uma pena é que muitos a subestimem e julguem sem saber, mas não é culpa deles; apenas ficaram confusos diante de tantos mistérios que ela guarda dentro de si.

Às vezes ela é triste, porque não consegue não sentir tudo muito intensamente. Quando sente é para valer. Quando ama é sincera e não dosa o amor. Mas quando se decepciona sente com a mesma intensidade, e isso dói muito. Às vezes ela comete o erro de se importar demais com as pessoas e se esquecer que a maior prioridade da sua vida precisa ser ela. Houve um tempo em que ela invertia os papéis e colocava os deveres e os outros acima de si. Hoje ela aprendeu que uma lição muito valiosa é o amor próprio e que só ela e mais ninguém, a não ser os alvos imateriais de sua fé, a entendem melhor que ela mesma. Ela entende que muitos insistem em rotulá-la, mas que sempre estão errados, pois não enxergam através dos mistérios que ela criou em torno de si sem querer.


Ela nunca ligou quando viu zombeteiros apontarem para ela e rirem confusos, achando que ela era outra coisa, e tristes, querendo que ela fosse menos do que eles. Sentiu pena deles e seguiu adiante, porque sua força é maior do que a tristeza alheia. E ela continua, tentando sempre entender quando causa antipatia a troco de nada. Hoje ela sabe que é por causa da sua grande dose de segredos, que não podem entendê-la sem conhecer toda a sua história, e que essas questões nunca poderão ser reveladas por completo para qualquer pessoa. Ainda mais, sabe que quem faz questão de afirmar o ódio não conhece o amor próprio, pois insiste em se autodestruir.

Outras vezes ela é muito alegre. Seus pés se agitam como ela acha melhor, sua alma sorri e seu espírito fala, principalmente quando ninguém está olhando. Ou então muitos estão olhando, mas ela se perde em si mesma e se vê sozinha a encantar. Também há momentos de felicidade únicos, quando ela simplesmente agradece por ir dormir tendo uma cama em que se deitar, um jantar para comer e um lugar para estudar. A gratidão é um segredo valioso da sua felicidade. O que dizer então quando ela se vê diante das páginas de um livro, perdida em histórias de amor, encantada pelo modo como são contadas, pois já sabe exatamente o que vai acontecer, mas insiste em admirar o amor de qualquer forma?

E muitos destes dias ela tem sido quieta e só. Sente falta dos dias em que andava acompanhada de amigos onde quer que fosse e que sempre tinha uma rotina segura, sem precisar se preocupar em lutar por um trabalho com conforto. Mas hoje ela aprendeu a ter garra e a correr atrás do que quer, a trabalhar o quanto quer ganhar e a não depender de ninguém, mas sim ajudar quem precisa e sempre a ajudou. Hoje ela aprendeu que muitos relacionamentos são construídos sobre hipocrisias e falsidades, que alguns momentos sempre acabam e que ninguém irá amá-la como ela é capaz de amar um amigo de verdade. Mas ela também entende que cada um tem seu modo de amar e que é errado exigir demais das pessoas. Ainda assim, sua maior lição foi a de que ela tem valor único e insubstituível e que sua melhor amiga e companhia é ela mesma. Ela aprendeu a não se envergonhar diante dos olhares dos hipócritas que a discriminam com o olhar mas pregam discursos de igualdade em outros momentos. Aprendeu que só ela sabe sua luta diária, seu valor, sua alegria e sua dor, e que esperar que outros entendam seus olhares e quietudes misteriosas é esperar demais.

Ela sorri e gargalha quando vê que finalmente entendeu que ela é linda para si mesma e está realizando todos os seus sonhos, e que merece toda a admiração de si mesma, mesmo que os outros não a enxerguem porque ela escolheu se fazer invisível. Às vezes ela devaneia e vê a si mesma de fora, olha sua pose e seu corpo, seu modo de agir, seu olhar quieto e misterioso, e vê que aprendeu a se amar. Vê que se tornou dona de muitos mistérios, que muitos nem imaginam que ela carrega. Vê que seu olhar carrega o peso de quem cresceu cedo demais por causa do amor e da necessidade de correr atrás enquanto muitos recebiam tudo de mão beijada, e que continua crescendo. Vê que sua alma guarda segredos que a protegem, que tem uma missão e um saber único, que a ensinam mais e mais a cada dia, e que isso só é revelado a quem merece saber pois não irá julgar. Ela é filha das águas, da terra, do ar e do fogo. Guardada por sete espadas e sete raios. Não anda só jamais. Ela é única. Como você. Só que aprendeu a se valorizar, sem esperar que outros façam isso por ela. E ela quer que saiba que está disposta a te ouvir se você quiser se tornar um amigo e ensinar e aprender com ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem à vontade, reflitam bastante, se divirtam e suspirem. Por favor, respeitem as seguintes regras:

-Os comentários devem se referir ao post em questão.

-Comentários que só contém divulgação de blogs estão proibidos. Se quiserem, comentem e deixem o link do blog no final. Sempre respeitando, o espaço alheio.

Muito obrigada e voltem sempre.

.
© Reflexão Literária - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Vivian Pitança.
Tecnologia do Blogger.