
Autores: Greg King e Sue Woolmans
Editora: Cultrix (Grupo Editorial Pensamento)
Assunto/ Categoria: Biografia, Primeira Guerra Mundial, Arquiduque da Áustria - Francisco Fernando, Assassinato, História
Páginas: 360
Sinopse: No verão de 1914, três grandes impérios dominavam a Europa: Alemanha, Rússia e Áustria-Hungria. Quatro anos depois, todos haviam desaparecido no caos da Primeira Guerra Mundial. Um acontecimento precipitou o conflito e por trás dele havia uma trágica história romântica. Quando o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Fernando, casou-se por amor contra a vontade do imperador, ele e sua esposa, Sofia, passaram a ser hostilizados e evitados. Os projéteis disparados em Sarajevo não apenas puseram fim à sua história de amor, como também levaram à guerra e desencadearam outros conflitos nas décadas seguintes. Num brilhante cenário de luxo e ostentação, O Assassinato do Arquiduque combina histórias da realeza europeia, romance comovente e crime político num palpitante retrato do fim de uma era. Cem anos depois, esta obra desvenda a surpreendente verdade por trás dos assassinatos - inclusive a cumplicidade da Sérvia - e passa em revista boatos de conspiração e negligência oficial. O incidente de Sarajevo condenou os filhos do casal a vidas marcadas por perdas, exílio e horrores nos campos de concentração nazistas, entre outras consequências terríveis provocadas pela morte dos pais. Desafiando mitos acumulados em livros e filmes sobre o tema ao longo de um século, O Assassinato do Arquiduque se apresenta como uma história de amor profundamente humana, destruída pelo crime, pela revolução e pela guerra.
Muito mais que fatos na história
Olá! Tudo certo com vocês? Comigo tudo bem, apesar do cansaço da rotina dos estudos. Dando uma fugidinha aqui para contar o que achei de O Assassinato do Arquiduque. Vamos lá?
O livro mostra tanto a vida do arquiduque Francisco Fernando quanto o que acontece depois de sua morte. Mas, apesar do título ser estrategicamente pensado como O Assassinato do Arquiduque, eu diria que o que mais me chamou a atenção não foi só ele, mas o seu relacionamento com Sofia, e o modo tão bem trabalhado de pesquisa e escrita dos autores. Nunca tinha lido nada do gênero, que tivesse como objetivo pesquisar fatos do passado e contá-los, de modo mais fiel possível, sem tornar o livro "pesado", cheio de termos técnicos, ou simplesmente com cara de pesquisa formal. Não. Greg King e Sue Woolmans não só inserem fatos e inúmeros nomes que tiveram participação neste traço histórico, mas também narram os acontecimentos, recriando as cenas, de modo a nos fazerem sentir bem todo seu aspecto. Lembrando aos leitores desacostumados com a história real, que pode ser mal vista quando mal abordada no ensino, que os fatos são simplesmente um amontoado de casos pessoais, de "eus" e nós que se misturam, deixando ou não, marcas na história. Ao passarmos batidos pela informação de que um tal arquiduque havia sido assassinado antes do "bum" da Primeira Guerra, não paramos para imaginar, como fazemos muitas vezes, que ele tinha vida, problemas, sentimentos, que era humano - mais que um nome num livro - como nós! E muito menos, que sua vida daria um lindo romance histórico, digno de entrar nos corações românticos.
