Editora: Ediouro
Autor: Álvares de Azevedo
Sinopse: Proporciona ao leitor uma viagem ao mundo fantástico da melancolia e morbidez que caracterizam a época em que viveu Álvares de Azevedo. Numa taverna, um grupo de conhecidos reúne-se para espantar o tédio com o vinho nos lábios e contos macabros afluindo da mente.
obs: Olá! Fiz um trabalho no colégio sobre este livro, e acabou que ficou como uma resenha! \O/ Aproveitando-me deste fato, trouxe ela para vocês. Então não reparem a linguagem formal! Valia nota!
Morbidez, orgias e uma taverna
Noite na Taverna, um livro de destaque na literatura romântica brasileira, choca o leitor com sua morbidez. Numa taverna, homens decidem contar histórias sangrentas para passar a noite em meio ao efeito do vinho. Em cada capítulo, um a um conta sua história. O que vemos são histórias românticas, cheias de morbidez, cadáveres, mortes trágicas, orgias e vinho. Tudo em linguagem sofisticada, melancólica e poética. Uma obra romântica em prosa, que se assemelha à segunda geração da poesia. As expressões mórbidas e pessimistas do mal do século marcam presença em Noite na Taverna. Além disso, encontramos a figura do poeta maldito nos narradores que se envolvem em brigas, orgias, festas, paixões e diversas formas de materialismo.
